​Eliminação de resíduos de perfuração nos locais de sua formação, processamento de lodo de óleo acumulado nas instalações de armazenamento de lodo das empresas produtoras de petróleo

         Apesar do sucesso indiscutível no campo das novas tecnologias, a situação com a geração de energia não mudou por muitos anos. Petróleo e gás foram e continuam sendo os principais recursos energéticos. Portanto, nem as tensões políticas em torno da produção de petróleo e gás estão diminuindo, nem as estratégias econômicas de longo prazo estão se desviando muito dos volumes e das estratégias de desenvolvimento dos Campos. Consequentemente, o meio ambiente ainda será ameaçado pelos mesmos fatores de poluição da produção de petróleo de antes.

        O efeito cumulativo desse impacto também deve ser levado em consideração: atualmente, os efeitos ambientais negativos da perfuração de novos poços e a geração de novos resíduos são impostos ao impacto dos resíduos de perfuração e produção de petróleo previamente acumulados e descartados.

         A situação ambiental global em constante deterioração exige urgentemente políticas ambientais mais rigorosas, em particular na área de gestão de resíduos de perfuração.

       Poços de lodo são objetos de descarte de resíduos. O projeto, construção e registro de uma instalação de descarte de resíduos, que inclui poços de lodo (armazenamento de lodo), na realidade leva cerca de um ano e meio – esse período Às vezes é mais longo do que toda a vida útil do cluster de poços. Além disso, a necessidade de projetar seu próprio aterro para resíduos de perfuração recai fortemente do lado das pequenas empresas produtoras de petróleo.

        Assim, o método de perfuração sem poço vem à tona. Com este método, o lodo de perfuração é descartado diretamente em uma almofada de poço ou nas proximidades de um local de desenvolvimento especializado. Este método, aplicado em algumas instalações industriais, permite não apenas não acumular novos resíduos de perfuração, mas também descartar poços de lodo antigos, que envenenam o solo circundante há décadas devido à falta de impermeabilização adequada.

Principais tecnologias de resíduos de perfuração e Eliminação de estacas de perfuração.

     A utilização de resíduos de perfuração cria desafios significativos para a indústria devido à diversidade da composição do lodo de perfuração. A quantidade de estacas de perfuração de um poço é condicionalmente tomada como 120% do volume total do poço (não levando em consideração o volume do meio de lavagem). A composição química e mineralógica depende tanto do tipo de lama quanto do tipo de rocha a ser perfurada. A distribuição do tamanho das partículas também depende tanto da Rocha quanto do tipo de lama de perfuração. Do exposto, não é difícil entender que não existe e não pode haver um único método eficaz de gerenciamento de resíduos de perfuração

Скриншот 23-05-2022 06.43.58.png

         Abaixo está a experiência de remediação de poços de lodo com base nos regulamentos de um dos principais produtores de petróleo russos. De acordo com os regulamentos, a reciclagem de resíduos de perfuração consiste nas seguintes etapas:

  • separação da fase líquida dos resíduos do sólido por método natural (sedimentação) ou forçado (centrifugação ou outro tipo de desidratação);

  • esclarecimento;

  • bombeamento da fase líquida;

  • cura de resíduos, estacas de perfuração e lama residual;

  • preenchimento do poço com solo.

         A clarificação na cova é realizada reagindo com sulfeto de alumínio (ferro). O coagulante preparado é pulverizado na superfície do poço. Depois de se estabelecer por 1-2 dias, a fase líquida é coletada da superfície do poço por uma bomba através da sucção, mantida na superfície do poço por uma estrutura flutuante. A fase líquida no celeiro é então neutralizada e a camada superior enriquecida com óleo é bombeada para o reservatório. O remanescente desidratado das estacas de perfuração é solidificado com cimento.
         Bombear de volta para a formação após a limpeza é uma tecnologia muito comum para reciclagem de estacas de perfuração e resíduos de perfuração. No entanto, requisitos rigorosos dos fabricantes de equipamentos para preparação e injeção de lama de perfuração ditam os requisitos para as matérias-primas iniciais e nem sempre é economicamente viável cumpri-los. Além disso, a injeção na formação é permitida apenas sob certas condições geológicas do campo.
         Os métodos térmicos de perfuração de lodo e tratamento de lama de perfuração da tabela acima são os mais eficazes devido à sua universalidade. Atualmente, o mercado está aumentando gradualmente o fornecimento de equipamentos para processamento térmico de resíduos de perfuração.

       Nossos parceiros, que representamos no Brasil, vêm se engajando com sucesso no descarte de resíduos industriais há vários anos, especializando-se no descarte de resíduos de perfuração associados à extração de petróleo bruto, gás natural (associado) e condensado de gás, utilizando equipamentos de sua própria produção.

Рисунок1.png
Рисунок2.png
Рисунок3.jpg
Рисунок5.jpg
Рисунок4.jpg